Senadores deverão acompanhar situação de imigrantes haitianos no Acre
marcos-magalhaes | 14/11/2013, 12h20
Uma comissão externa de senadores deverá viajar ao Acre, em breve, para acompanhar a difícil situação dos imigrantes provenientes do Haiti que se encontram naquele estado. A constituição do grupo foi anunciada nesta quinta-feira (14) pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
— Esta comissão está acompanhando atentamente o desenrolar da situação que no momento afeta, em especial, o estado do Acre. Estamos, inclusive, preparados para constituir comissão externa de parlamentares para ir ao Acre verificar in loco a dramática crise humanitária vivida por esses imigrantes ao entrar no Brasil – afirmou Ferraço.
Em recente visita ao Peru, país que se encontra na rota de viagem dos haitianos ao Brasil, a presidente Dilma Rousseff disse que ela e o presidente do Peru, Olanta Humalla, estão dispostos a “cooperar para combater a ação ilegal de redes de traficantes de pessoas”, em especial aquelas que atingem imigrantes haitianos a caminho do Brasil.
O senador lembrou que, no período de janeiro de 2012 a julho de 2013, o governo brasileiro concedeu 3.329 vistos humanitários a cidadãos haitianos, uma média de 175 por mês, superior ao limite de 100 vistos mensais que vigorou até abril de 2013.
— Apesar das louváveis gestões do governo brasileiro no sentido de regularizar a situação dos imigrantes haitianos, de forma cada vez mais diligente, parece-nos faltar uma política pública de integração dessas pessoas à realidade brasileira, pois muitos haitianos continuam vivendo em situação de extrema pobreza no Brasil, em cortiços e favelas – lamentou Ferraço.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apoiou a iniciativa do presidente da comissão e pediu que a comissão externa a ser criada visite a cidade de Tabatinga, no Amazonas, que também tem recebido muitos imigrantes haitianos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: