Cyro Miranda critica ineficiência do governo na gestão da economia

Da Redação | 22/10/2013, 17h10

O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) criticou, nesta terça-feira (22), a ineficiência do governo na gestão da economia brasileira. O senador destacou a alta da inflação, o baixo crescimento do produto interno bruto (PIB) e a falta de investimento no setor produtivo como alguns dos gargalos da economia e lamentou que o governo manipule vários números em seus discursos em uma tentativa de esconder o problema da população.

- O governo coloca em questão a capacidade financeira e orçamentária do país quando se esquece de dizer que a dívida bruta do setor público já chega a mais de 60% do PIB. O Brasil não pode se contentar com um desempenho tão modesto da economia – disse.

Cyro Miranda destacou que o modelo de incentivos ao consumo utilizado pelo governo já está esgotado e vem deixando como consequência o endividamento das famílias. O senador também criticou as tentativas de privatização do governo petista que, segundo ele, não parecem suficientes para alavancar os investimentos em infraestrutura.

- Esses investimentos, de acordo com a revista The Economist têm-se mantido na ordem de 1,5% do PIB, quando a média global é de 3,8%. No lugar de fazer reformas, o governo continua a política cega de incentivo ao consumo – lamentou.

O senador afirmou que o ritmo do Brasil tem ficado muito abaixo do potencial do país, já que o governo não prevê reformas indispensáveis à competitividade. Cyro ainda observou que o presidencialismo de coalizão utilizado atualmente incha a máquina pública e facilita a corrupção.

- Hoje são 39 ministérios, uma porteira aberta para os desmandos e para a corrupção que ocorreu no Ministério do Trabalho e em tantos outros órgãos. É preciso exigir um Estado mais dinâmico, mais enxuto, menos aparelhado ideologicamente, com gestão de resultados e propostas bem planejadas – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: