João Vicente Claudino aponta redução drástica da Lagoa de Parnaguá, no Piauí

Da Redação | 08/10/2013, 22h25

O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) lamentou nesta terça-feira (8) o "efeito devastador" da estiagem, das agressões ambientais e das mudanças no clima sobre a Lagoa de Parnaguá, no sul do Piauí, que perdeu 90% de sua área. Ele apontou a importância da lagoa, a maior do estado, com 2 mil hectares de área, para o turismo, a economia e o abastecimento de água da cidade de Parnaguá.

- Um fato como esse fere a alma do povo piauiense. O extremo sul do Piauí clama por soluções duradouras contra as secas anunciadas - disse o senador.

João Vicente relatou os efeitos da seca prolongada sobre o Piauí, que tem reduzido a produtividade do estado em setores como apicultura, pecuária e produção de caju, chegando a comprometer o andamento de obras do programa federal de habitação popular Minha Casa Minha Vida.

Argumentando que o povo do Piauí merece o renascimento da Lagoa de Parnaguá, o parlamentar ainda apontou o desmatamento e o assoreamento do Rio Paraim como causas da redução do espelho d'água da lagoa. O parlamentar lembrou que, sem abastecimento de água regular, a população de Parnaguá tem aberto poços que muitas vezes estão contaminados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: