Flexa pede que Dnit cumpra prazo para lançamento do edital de obras no Pedral do Lourenço
Da Redação | 02/10/2013, 18h20
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apelou, nesta quarta-feira (2), ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que seja cumprido o prazo para o lançamento do edital de licitação das obras do derrocamento do Pedral do Lourenço, na hidrovia do Tocantins.
De acordo com Flexa, o diretor do órgão, general Jorge Fraxe, informou, durante audiência no Ministério dos Transportes, que o projeto de derrocamento foi aprovado pela Marinha do Brasil, mas com alguns ajustes que já estão sendo feitos por equipes técnicas da Universidade Federal do Paraná. De acordo com Flexa, o projeto estará finalizado em outubro e a previsão é de que o edital de licitação das obras seja lançado até a primeira quinzena de novembro.
- Espero que, desta vez, se cumpra a previsão de lançar o edital de derrocamento do Pedral do Lourenço, que está sendo esperado há dois anos e dois meses, porque é uma obra da maior importância para a logística do nosso país e que, lamentavelmente, está sendo postergada mês a mês – disse.
Flexa informou que, se não houver esse derrocamento, o investimento de R$1,6 bilhão colocados nas eclusas de Tucuruí não terá efeito, porque não haverá navegabilidade no trecho do Rio Tocantins nos 12 meses do ano.
Ferrovia Norte Sul
O senador Flexa Ribeiro ressaltou a importância de conclusão das obras da Ferrovia Norte Sul no Pará e destacou que a logística a ser construída deve servir para melhorar a infraestrutura de transportes no estado e impulsionar seu desenvolvimento.
- Não vamos permitir que o Pará seja mero corredor de exportação. Para isso, solicitamos que o edital da ferrovia tenha já no texto a construção de um ramal até Paragominas, no nordeste do estado. Grande produtor de grãos e bauxita, município com selo verde de certificação ambiental e considerado um dos mais desenvolvidos da região, Paragominas não estava incluído no projeto inicial da ferrovia – protestou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: