Anibal Diniz registra expansão da internet no Acre

Da Redação | 02/10/2013, 21h15

O senador Anibal Diniz (PT-AC) registrou em Plenário, nesta quarta-feira (2), a chegada da internet banda larga ao Acre. O serviço é resultado da parceria entre o governo do estado e o Ministério das Comunicações, por meio da Telebras, com o uso de fibra ótica para garantir mais qualidade e preço mais baixo aos usuários.

O senador lembrou que o Acre é isolado e enfrenta extremas dificuldades de comunicação, por isso elogiou o programa Floresta Digital, um serviço público do governo estadual que disponibiliza acesso grátis à internet, utilizando conexões sem fio através de torres de rádio espalhadas pelas cidades e interligadas via satélite. O principal objetivo é promover a inclusão digital das pessoas, entidades e comunidades que mais necessitam. Com a fibra ótica, os usuários do programa terão sua velocidade de conexão aumentada.

- Vai contribuir muito para os sistemas de ensino, para a educação a distância - disse o senador, acrescentando que o serviço, neste momento, está chegando a Rio Branco, mas depois será estendido aos demais municípios do interior.

Segundo dados do governo federal, a meta é proporcionar o acesso à banda larga a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014 à velocidade de no mínimo 1 Mbps (megabit por segundo), com preços a partir de R$ 35. Para baixar um arquivo de 1,2 GB (Gigabyte) da internet com conexão de 1 Mbps, o usuário levaria 2h40, em média.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: