Jorge Viana saúda escolha de Antonio Patriota para representar o Brasil na ONU

Da Redação | 26/09/2013, 19h15

O senador Jorge Viana (PT-AC) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (26), a aprovação pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) da indicação do ex-chanceler Antônio Patriota para o cargo de representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Agradecendo a compreensão do presidente da CRE, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que mesmo estando em viagem oficial delegou a missão da realização da sabatina do diplomata, Jorge Viana observou que caso a indicação não fosse votada em tempo hábil, o Brasil ficaria sem um embaixador substituto na  ONU, visto que Luiz Alberto Figueiredo, que ocupava o cargo, foi nomeado ministro das Relações Exteriores do Brasil no lugar de Antônio Patriota.

— E importante fazer esse registro da indicação do embaixador Patriota, que certamente terá como um de seus maiores desafios o debate sobre a necessidade de redução das emissões de gases do efeito estufa pelos países desenvolvidos — disse.

Mudanças climáticas

Em seu pronunciamento, Jorge Viana se referiu ainda à apresentação do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que será feita nesta sexta-feira (27), em Estocolmo.

Segundo ele, as informações preliminares fornecidas pela própria ONU apontam para uma elevação de 0,7 ° C no Brasil nos últimos 50 anos.

Jorge Viana se comprometeu a voltar à tribuna na próxima semana para tratar do tema, oportunidade na qual, segundo ele, fará o registro das medidas adotadas pelo governo federal que permitiram ao Brasil se tornar um dos poucos países entre os emergentes a alcançar índices invejáveis de redução de emissões de gases.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: