Casildo defende investimentos na prevenção de desastres climáticos

Da Redação | 03/09/2013, 15h50

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu em pronunciamento, nesta terça-feira (3), mais investimento na prevenção de desastres climáticos no Brasil, além de novas fontes de recursos.

O parlamentar foi relator da Comissão Especial de Defesa Civil do Senado e apresentou proposta de reformulação do Fundo Especial para Calamidades Públicas (FUNCAP). Segundo ele, da forma como está instituído, o fundo é "inócuo", pois os recursos devem ser utilizados exclusivamente em reconstrução. Casildo ainda propôs a arrecadação de 1% dos seguros realizados no país.

- Lembro sempre que, para cada real aplicado em prevenção, são economizados outros dez na reparação dos estragos causados por desastres naturais - disse.

O senador destacou ainda audiência pública sobre desastres naturais realizada pela Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, na última sexta-feira, em Florianópolis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O evento, com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, integra uma série de debates promovidos pela comissão para levantar a realidade ambiental dos estados e as medidas para reduzir os prejuízos causados por fenômenos climáticos.

Casildo elogiou a criação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que monitora, de forma ininterrupta, 800 áreas de risco em 342 municípios das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. O objetivo é buscar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre as áreas consideradas de risco e articular as defesas civis dos estados.

- Enquanto não mudarmos esse paradigma e garantirmos condições plenas para uma atuação preventiva, continuaremos sujeitos aos desastres climáticos das mais variadas ordens, contando apenas com a proteção divina - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: