Cristovam critica deputados que faltaram à votação da cassação de Donadon
Da Redação | 29/08/2013, 17h30
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou em pronunciamento, nesta quinta-feira (29), os deputados que faltaram à votação da cassação do mandato do deputado Natan Donandon (sem partido-RO). Segundo o senador, esses parlamentares derrubaram a cassação "por omissão", ao se retirarem do Plenário para "salvar" Donadon.
- É preciso saber quem faltou, porque ficar ausente às vezes é uma forma de votar secretamente - afirmou.
Para Cristovam, esses deputados colaboraram para "envergonhar o Congresso Nacional". Nesse sentido, ele defendeu a aprovação do voto aberto nos processos de perda de mandato de parlamentares, prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 196/2012, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), bem como nas demais votações da Casa.
- Eu me sinto constrangido quando dou um voto secreto aqui. Constrangido diante dos meus eleitores. Eles têm direito de saber como é que eu votei em cada caso aqui - disse.
O senador também chamou a atenção para as reclamações do deputado Donadon sobre a água fria do banheiro e a qualidade da comida servida no presídio da Papuda, no Distrito Federal. Cristovam observou que essa é a qualidade dos serviços públicos oferecidos nas áreas da segurança, saúde e educação no país. Ele sugeriu a possibilidade de os parlamentares usarem os mesmos serviços que o povo usa.
- Foi preciso um deputado ser preso para descobrir que na cadeia tem água fria e comida ruim. Esse deputado devia achar que tinha ar condicionado na cadeia, ele devia achar que água era quente com banheira, com massagem e tudo que se tem direito no conforto dos que podem pagar - argumentou.
Apartes
Em apartes, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) condenaram a decisão da Câmara, apoiaram o discurso de Cristovam e a necessidade de celeridade na votação da PEC do voto aberto. Além disso, os parlamentares também lembraram a importância da apreciação da Proposta de Emenda à Constituição 18/2013, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que determina a perda automática de mandato parlamentar em caso de condenação judicial definitiva por improbidade administrativa ou crimes contra a Administração Pública.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: