Pinheiro elogia atuação do governo no controle da inflação e na busca do crescimento

Da Redação | 15/08/2013, 14h55

Em discurso no Senado nesta quinta-feira (15), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) fez uma análise da economia do Brasil. Ele disse que a inflação vem perdendo força e elogiou a atuação do Banco Central e da presidente Dilma Rousseff no controle da inflação e na busca pelo crescimento do país.

Segundo o senador, nos últimos tempos, o país assistiu a uma “verdadeira avalanche nas leituras conjunturais sobre a economia”. Algumas análises, disse Pinheiro, foram muito “açodadas”. Ele admitiu que houve pressão inflacionária e apontou mudanças climáticas como um dos fatores que influenciam na inflação. Walter Pinheiro acrescentou que a seca no Nordeste é considerada a pior dos últimos 80 anos. Observou ainda que a demanda do mercado interno cresceu, por causa do aumento da classe média nos últimos anos.

O senador lembrou que a crise mundial da economia, que começou em 2008 e ainda não terminou, traz reflexos para o país. Ele lembrou, no entanto, que, de 2003 a 2013, o Brasil gerou quase 20 milhões de empregos. Para Walter Pinheiro, o país precisa crescer com sustentabilidade. Ele disse que a política de crescimento não pode ficar limitada às desonerações tributárias. Em sua opinião, o país precisa de ações concretas e de maior capacidade de investimento local.

- Para vencer a inércia, o esforço tem que ser maior – afirmou o senador.

Walter Pinheiro afirmou que o investimento local pode gerar incrementos em outras áreas. Ele deu como exemplo a implantação de sistemas de água e saneamento que, como observou, pode colaborar para melhorar a saúde da população beneficiada. Pinheiro defendeu ainda mais ênfase na infraestrutura e um maior fortalecimento dos municípios.

- Não há desenvolvimento do país sem investimento local – concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: