Lídice da Mata registra reconhecimento a mártires da Conjuração Baiana

Da Redação | 14/08/2013, 18h15

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (14), comemorou a inscrição dos nomes de Luiz Gonzaga, Lucas Dantas, João de Deus e Manuel Faustino -- mártires da Revolta dos Búzios (também chamada Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates) - no Livro dos Heróis da Pátria. A parlamentar destacou a importância da Revolta dos Búzios para a identidade da raça negra em seu estado.

- Foi um dos movimentos mais importantes do Brasil, porque, além da independência, buscava a liberdade dos escravos e a igualdade racial e social. Na verdade, foi a primeira manifestação libertária em que o povo negro teve protagonismo - afirmou.

Lídice lembrou que, na última segunda-feira (12), pela primeira vez em todos os tempos a rebelião de 1798 recebeu comemoração oficial na Bahia, com aula pública promovida no local em Salvador onde os quatro revoltosos foram enforcados. A senadora saudou o esforço das entidades negras da Bahia para preservar o legado da Revolta dos Búzios e destacar sua relevância nas lutas pela independência do Brasil.

Lídice da Mata ainda registrou o começo da programação da Festa da Boa Morte, na cidade de Cachoeira, que classificou como uma das mais expressivas manifestações do sincretismo religioso na Bahia.

- O município recebe turistas de várias partes do mundo, principalmente americanos, entre eles pesquisadores, fotógrafos, jornalistas, curiosos de conhecer a história e a tradição secular de uma das maiores manifestações culturais do Recôncavo Baiano - disse.

Lídice afirmou que a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, composta de mulheres descendentes de escravos, representa "a luta e a fé da mulher negra" pela afirmação de ideais de justiça e liberdade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: