Vanessa apoia greve de motoristas em Manaus, mas condena violência

Da Redação | 01/07/2013, 16h10

Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (1º), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou apoio à greve dos trabalhadores do transporte coletivo da empresa Global Green, em Manaus (AM). A senadora, no entanto, condenou os atos de depredação que ocorreram nesta manhã, resultando em ônibus queimados.

- Não podemos permitir esses atos de violência. Tenho a convicção de que não partiu dos trabalhadores do transporte – disse a senadora.

As principais reivindicações dos grevistas, informou a senadora, são o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da contribuição ao INSS. Vanessa disse que acompanha a luta dos trabalhadores do transporte coletivo de Manaus “há muitos anos” e acrescentou que muitas pessoas manifestaram apoio à greve dos motoristas, juntando-se ao movimento e pedindo mais qualidade no transporte público da capital amazonense.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o discurso da colega e disse que torce para que a manifestação pacífica seja vitoriosa. O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) disse que o Senado tem sugestões que podem proporcionar a solução "para um problema tão grave”, como a falta de qualidade do transporte público.

Plebiscito

Vanessa Grazziotin acredita que as manifestações populares mostram o esgotamento do atual modelo político. Ela lamentou o fato de que alguns jornais classificarem a proposta de um plebiscito para a realização de uma reforma política de “golpe”.

- Onde uma consulta popular é golpe? Existe a necessidade de a classe política se aproximar da população. Existe melhor forma do que dividir com a população essa reforma? – questionou.

Vanessa Grazziotin reconheceu que há pouco tempo para implementar um plebiscito e fazer as alterações na legislação até outubro – prazo para que as reformas possam valer na eleição do ano que vem. Ela ressaltou, no entanto, que a reforma pode dar credibilidade ao Parlamento e facilitar a implementação da reforma política.

A senadora ainda lamentou as tentativas de desviar as verdadeiras razões das manifestações. Ela disse que o Brasil tem carências na saúde, na educação e na segurança pública, mas ressaltou que algumas providências estão sendo tomadas. Para a senadora, a mensagem que a população está passando com as recentes manifestações é que o Brasil tem registrado avanços, mas precisa avançar ainda mais.

Copa das Confederações

Vanessa Grazziotin também elogiou a seleção brasileira de futebol, que no domingo (30) conquistou a Copa das Confederações ao vencer a Espanha por 3 a 0, em jogo no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Vanessa destacou o entrosamento, a luta e a humildade da seleção.

- Era um time que não descansava. O Brasil não parava de atacar. Acho que é um novo estilo que está começando – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: