Anibal Diniz saúda relaxamento de prisões no Acre
Da Redação | 20/06/2013, 17h35
Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), o senador Anibal Diniz (PT-AC) saudou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux que, na última segunda-feira, concedeu liminar relaxando a prisão de 14 pessoas investigadas pela Polícia Federal em seu estado. Anibal Diniz disse que havia se manifestado, juntamente com o senador Jorge Viana (PT-AC), pelos direitos dos detidos, classificando como "intransigente" o comportamento das desembargadoras Denise Bonfim e Cezarinee Angelim, do Tribunal de Justiça do Acre, no processo.
- Elas abdicaram da discrição própria da magistratura para aderirem à exposição comum aos políticos, que têm mandatos temporários e precisam de visibilidade diária para prestar contas de seus feitos aos eleitores - afirmou.
O senador leu trecho de carta em que identificou na Operação G7 da Polícia Federal - que investiga denúncia de fraude em licitações para obras no Acre - um "excesso" de pessoas que descuidaram da Constituição ao negar às 14 pessoas presas o direito de responder em liberdade. Ele disse que a situação chegou a ser chamada de "tribunal de exceção" pelo desembargador Adair Longuini. Anibal Diniz lamentou a degradação do clima institucional no Acre, e garantiu que não houve preconceito de gênero em suas críticas às duas desembargadoras.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: