Programa Minha Casa Melhor pode estimular mercado interno, afirma Renan
Da Redação | 12/06/2013, 18h55
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comemorou nesta quarta-feira (12) o lançamento do programa Minha Casa Melhor, que cria uma linha de financiamento para a aquisição de móveis e eletrodomésticos aos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida. Para o senador, o programa pode impulsionar o mercado interno, responsável pela reação do Brasil à crise em 2008 e 2009.
– Trata-se de uma iniciativa justa e louvável, sobretudo pelo que ela pode representar na expansão do mercado interno, que, como todos sabem, tem sido a âncora do país nos últimos sobressaltos da economia mundial – disse o senador.
O total disponível para o programa é de R$ 18,7 bilhões, vindos do Tesouro Nacional. Cada família poderá usar até R$ 5 mil, valor que será liberado em um cartão de crédito e poderá ser pago em até 48 meses. A estimativa do governo é de que 3,7 milhões de famílias sejam beneficiadas. Renan destacou o valor da taxa de juros do financiamento, que será de apenas 5%.
– A taxa de juros, como se vê, está muito aquém dos percentuais praticados pelo mercado. A taxa média anual cobrada pelo crediário é de 61% para eletrodomésticos, de 96% para decoração e varia de 61% e 93% em se tratando de artigos do lar – comparou.
Para o senador, a medida provisória que criou a linha de crédito será bem recebida pelo Congresso, em razão da justiça social, do alcance e dos reflexos na economia.
Alagoas
No mesmo pronunciamento, o senador informou que participará, na próxima sexta-feira (14), da inauguração de uma agência do INSS na cidade de Cajueiro (AL), com o ministro da Previdência, senador licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).
No domingo (16), Renan estará em Arapiraca (AL), com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para inaugurar a subestação de energia na cidade e a linha entre os municípios de Penedo e Angelim.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: