Valdir Raupp quer ampliação do comércio entre Brasil e Alemanha

Da Redação | 29/05/2013, 16h20

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou nesta quarta-feira (29) que o governo brasileiro deveria aproveitar o interesse dos alemães em investir no Brasil para diminuir o déficit da balança comercial, que chegou a US$ 7 bilhões em 2012. O pronunciamento do senador foi motivado pelo Ano da Alemanha no Brasil, que vai até maio de 2014.

Valdir Raupp citou dados do jornal Valor Econômico que assinalam a disposição de empresas alemãs de investir no Brasil 10 bilhões de euros − o que equivale a R$ 27,1 bilhões − até 2016. O interesse dos alemães, segundo o senador, é acelerar a cooperação econômica, especialmente entre pequenas e médias empresas na área do desenvolvimento de tecnologias.

- Nossas autoridades precisam ser um pouco mais proativas e agressivas, aproveitando essa extraordinária disposição dos empresários e do governo alemão em momento tão importante nas relações bilaterais – afirmou.

O senador apontou a necessidade de avançar na reforma tributária para melhorar a competitividade do Brasil. Muitos países europeus, disse Raupp, têm preocupações com a bitributação.

Em seu pronunciamento, Raupp felicitou os geólogos pelo seu dia, que será comemorado na quinta-feira (30). O senador também elogiou a boa vontade do Ministério das Relações Exteriores para prestar informações sobre missionários religiosos brasileiros que corriam risco de vida no Afeganistão. Segundo Raupp, eles conseguiram sair do país em segurança e estão na Espanha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: