Sérgio Souza elogia estádios-sede da Copa das Confederações

Da Redação | 29/05/2013, 17h55

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) afirmou em Plenário nesta quarta-feira (29) ter convicção de que o Brasil terá condições de realizar uma grande Copa das Confederações, em junho, e uma grande Copa do Mundo no próximo ano. O senador, que é presidente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014, contou ter visitado três dos estádios que sediarão jogos dos torneios – em Brasília, Salvador e Recife – e disse que, com pequenas correções, estarão todos prontos para receber com eficiência os torcedores.

Souza relatou que a primeira visita da subcomissão foi ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, na companhia do senador Blairo Maggi (PR-MT). Em sua opinião, o estádio, além de belo e grandioso, também apresenta excelente nível de acomodação do público.

O senador lamentou, no entanto, as falhas ocorridas no jogo teste, no último domingo (26), como dificuldade de acesso ao estádio, demora na abertura dos portões e quantidade insuficiente de detectores de metal, que acabaram provocando grandes filas e uma espera de quase duas horas para que o torcedor conseguisse chegar ao seu lugar.

Ele alertou para a necessidade de correção desses problemas com urgência, uma vez que, na abertura da Copa das Confederações dia 15 de junho, o jogo entre Brasil e Japão está com ingressos esgotados.

Outros problemas do Mané Garrincha que ainda precisam ser ajustados, citou o senador, são a baixa temperatura na água dos vestiários, a falta de visibilidade da sinalização das cadeiras e a pouca estrutura dos bares e lanchonetes do local.

– Ainda assim entendo que o teste de Brasília foi positivo e as correções necessárias são simples, se comparadas à grandiosidade do estádio – declarou.

Sobre a Arena Pernambuco, em Recife, o senador elogiou sua beleza e funcionalidade. Ele explicou que o jogo teste na cidade também apresentou problemas de acessibilidade, com longas filas, metrô e ônibus lotados e obras ainda inacabadas. A expectativa é de que, no dia 16 de junho, quando ocorrerá o primeiro jogo no estádio, entre Uruguai e Espanha, o estádio e arredores estejam totalmente concluídos.

A última visita da subcomissão foi à Fonte Nova, estádio da capital baiana, na companhia da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). O senador ressaltou que mesmo o incidente de ruptura de uma das lonas do teto do local, devido às fortes chuvas, deve ser contornado até à Copa das Confederações.

Informações

Apesar da boa impressão geral sobre os estádios, Sérgio Souza disse não estar alheio a problemas específicos de cada uma das arenas, como o alto preço do ingresso em Brasília ou os contratos de parcerias-público-privada (PPPs) em Recife e Salvador.

Ele avisou estar encaminhando requerimento de informações às autoridades das três capitais para que a subcomissão possa avaliar mais detalhadamente cada um dos casos.

O senador reforçou ainda o “valor inestimável” do legado a ser deixado pela Copa à população das cidades, não apenas com as obras de infraestrutura e dos estádios como também pela grande divulgação do turismo no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: