Walter Pinheiro comemora entrega de adutora na Bahia
Da Redação | 23/05/2013, 17h15
Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) saudou a entrega da adutora do Rio São Francisco localizada na microrregião de Irecê, no noroeste da Bahia. A obra custou R$ 178 milhões e abrange 16 municípios do estado.
Walter Pinheiro também destacou iniciativa do governo baiano, que autorizou a pavimentação da estrada que liga Xique-Xique ao Baixio, fundamental para estabelecer rotas de escoamento da produção agrícola local.
O senador destacou ainda parceria firmada entre o Ministério da Integração Nacional e o governo da Bahia para a perenização de sistemas de convivência com a seca, com o uso de poços artesianos e cisternas.
Além desses sistemas, disse Walter Pinheiro, é preciso a adoção de políticas publicas que atraiam investimentos para as regiões do interior, que favoreçam os produtores rurais e tenham condições de atrair novos empreendimentos para o progresso econômico local.
- É preciso investir no interior, quebrar a lógica do investimento concentrado nas regiões metropolitanas, para permitir que todo o estado cresça. O agricultor quer condições para produzir, viver, ter acesso à universidade e que a economia local cresça, permita a geração de desenvolvimento e postos de trabalho – afirmou.
Walter Pinheiro disse que os agricultores querem acesso a novos créditos, e que é preciso eliminar a burocracia e a letargia das instituições financeiras de apoio ao setor.
- O Banco do Nordeste tem sido um grande parceiro, o Banco do Brasil tem feito esforço para atender demandas, mas é preciso fazer mais – afirmou.
Em abril, disse Walter Pinheiro, a Bahia foi responsável pela geração de mais de 10 mil postos de trabalho. As novas vagas representam avanço de 0,59% em relação às contratações de março no estado, que lidera a geração de empregos em todo o Nordeste, seguido de Ceará e Pernambuco.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: