Ruben Figueiró lamenta enchente do Rio Taquari

Da Redação | 29/04/2013, 17h05

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) lamentou, nesta segunda-feira (29), a enchente do Rio Taquari, que banha o estado do Mato Grosso do Sul. Segundo Figueiró, o rio é uma das relíquias mais importantes da ecologia brasileira e o seu transbordamento, consequente do aumento de terras em processo de erosão, traz danos ambientais catastróficos para todo o país.

– No curso do tempo muito se falou, muito se propagou, muito se discutiu, mas nada de efetivo por parte de autoridades, tanto federais, quanto estaduais e municipais foi feito no sentido de equacionar e resolver a questão do assoreamento do rio Taquari. Deixaram a água correr – disse.

O senador citou estudos da Embrapa Pantanal segundo os quais atualmente a inundação do Taquari já atingiu uma área de 3 milhões de hectares, afetando cerca de 335 fazendas. Figueiró informou que no período de 1970 a 1996 houve uma redução de quase 500 mil cabeças de gado na região.

– Ao mesmo tempo, a produção pesqueira diminuiu progressivamente, seguida de danos ambientais catastróficos: o aumento das inundações destruiu a vegetação, provocando uma alteração florística de 757 espécies (40% da flora do Pantanal) – destacou.

Embrapa

Ruben Figueiró elogiou o trabalho que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem realizando ao longo dos seus 40 anos de existência. O senador ressaltou a importância dos engenheiros Eliseu Alves e Alysson Paulinelli na implantação da Embrapa e destacou que Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais recebeu influxos positivos da empresa.

– Nós temos lá três unidades: uma unidade de gado de corte, em Campo Grande; uma unidade dedicada exclusivamente à agricultura, a Embrapa Oeste, em Dourados; e a Embrapa Pantanal, que cuida daquela imensa riqueza que o Brasil tem – explicou.

Em aparte, a senadora Ana Amélia parabenizou Figueiró pelo pronunciamento e destacou a relevância da Embrapa para a economia brasileira, especialmente na produção agropecuária.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: