Luiz Henrique destaca importância da Embrapa no crescimento da agropecuária

Da Redação | 29/04/2013, 16h55

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) homenageou em Plenário, nesta segunda-feira (29), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelos seus 40 anos. Para o senador, a empresa é a prova indiscutível de que, se o país se dedicar à pesquisa científica e tecnológica, conseguirá resultados positivos na área industrial, de serviços e da informação, entre outras.

Luiz Henrique disse que a Embrapa conta hoje com 9,5 mil empregados em todo país, sendo 2.355 pesquisadores, dentre os quais 2.061 doutores. Os resultados do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, comandado pela empresa, informou o senador, colocaram o Brasil na liderança do processo da produção agropecuária.

Entre 1976 e 2011, a área destinada a pesquisas de grãos e sementes oleaginosas aumentou 43,92%, provocando um incremento da produção nacional em 249,56%. Já a produção de carnes bovina, suína e de aves aumentou de 4,2 mil toneladas métricas em 1978 para 24 mil toneladas métricas, em 2011 – seis vezes mais em pouco mais de 30 anos.

- São números incontestáveis, que colocam a nossa Embrapa na condição incontestada de grande centro de irradiação do conhecimento na área agropecuária – elogiou o senador.

Luiz Henrique acrescentou ainda que o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, pretende levar o exemplo da Embrapa para o setor industrial, criando para o setor empresa nos mesmos moldes: a Embrapi. E defendeu a ampliação dos investimentos em pesquisa, principalmente aqueles feitos pela iniciativa privada.

O senador assinalou que pouco mais de 1% do PIB brasileiro é investido em pesquisa científica e tecnológica, sendo que 70% dessa pesquisa são bancados pelo governo em universidades, centros de excelência ou empresas estatais. Em sua avaliação, é preciso que haja uma “consciência nacional” da necessidade urgente de o país dispor de pesquisadores e instrumentos e centros de pesquisa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: