Atentado em Boston representa uma agressão contra o mundo, diz Cyro Miranda

Da Redação | 16/04/2013, 16h10

Em pronunciamento nesta terça-feira (16), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) apresentou voto de solidariedade pelas vítimas do atentado da Maratona de Boston, ocorrido na segunda (15). Segundo ele, o episódio, que provocou a morte de três pessoas, representa uma agressão contra o mundo.

Para Cyro Miranda, a dimensão do atentado exige a atenção das autoridades, principalmente as brasileiras, visto que o país sediará eventos esportivos de interesse mundial nos próximos anos.

Apesar de as operações de prevenção a atentados serem sigilosas, é preciso que o governo brasileiro apresente ao Congresso Nacional as devidas explicações sobre o planejamento das operações voltadas à Copa do Mundo e às Olimpíadas, ressaltou o senador.

- Em 2013, sediaremos a Copa das Confederações, que funciona como um teste de organização para a Copa do Mundo. A pergunta que se coloca é se estamos preparados para qualquer circunstância ou se agiremos com o indesejável improviso caso algo ocorra.

Cyro Miranda ressaltou que a explosão das bombas em Boston foi um ataque coordenado, que colocou em alerta as principais cidades dos Estados Unidos, fazendo com que o país rememorasse o ataque ocorrido em Nova York, em setembro de 2011. Além das três mortes, mais de 170 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave.

O senador por Goiás manifestou preocupação com a escolha do alvo do atentado, visto que os esportes sempre foram considerados uma atividade de paz, com a capacidade de congregar os povos independentemente de credo ou ideologia.

Cyro também lembrou o ataque contra a delegação de Israel nas Olimpíadas de Munique, em 1972, que provocou a morte de 18 pessoas.

- Nada justifica transformar as quadras e as pistas desportivas em verdadeiros cenários de guerra, onde predomina o ódio, a vingança e o ressentimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: