Casildo Maldaner defende investimentos em pesquisas na Antártica
Da Redação | 12/03/2013, 15h30
Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) registrou viagem que fez, na semana passada na Antártica, para conhecer o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) juntamente com uma comitiva de parlamentares brasileiros. A missão oficial foi organizada pela Marinha do Brasil e tem como objetivo acompanhar as atividades de pesquisa desempenhadas na base brasileira localizada no contingente antártico.
- Os resultados das pesquisas, sejam elas aplicadas ou não, podem trazer contribuições revolucionárias ao país e à humanidade num futuro próximo – assinalou.
Casildo Maldaner defendeu o investimento contínuo no programa. Ele lembrou que o Proantar completou 30 anos no ano passado e ao longo desse período permitiu a formação de centenas de cientistas e levou a importantes descobertas científicas.
O senador defendeu ainda a ampliação da cooperação internacional prevista no Tratado Antártico. O documento firmado em 1º de Dezembro de 1959 por 12 países, para exploração científica do continente Antártico, foi assinado pelo Brasil em 1982.
Também integraram a comitiva, informou Maldaner, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e os deputados federais Maria Jô Morais (PCdoB-MG), que é vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Proantar, Augusto Coutinho (DEM-PE), Carmem Zanotto (PPS-SC), Rosane Ferreira (PV-PR) e Magda Moffato (PTB-GO).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: