Paim destaca parceria Brasil-Estados Unidos na inclusão social pelo esporte

Da Redação | 11/03/2013, 16h40

O Senador Paulo Paim (PT-RS) registrou, nesta segunda-feira (11), a visita que recebeu de uma delegação norte-americana interessada na troca de experiências sobre grandes eventos esportivos com políticas de inclusão social. A intenção, segundo ele, é fomentar a parceria entre os dois países com ações direcionadas para a Copa das Confederações em junho, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O parlamentar destacou a criação da Fundação de Futebol dos Estados Unidos com as sobras financeiras da Copa de 1994, realizada naquele país, que bateu todos os recordes de público, possibilitou um incremento do esporte e a criação de 1.100 campos de futebol. O foco da fundação é o atendimento às famílias de baixa renda, afrodescendentes, pessoas com deficiência, idosos e integrantes das comunidades pobres, principalmente latino-americanas.

Paim lembrou que devem ser investidos R$ 84 bilhões na Copa do Mundo de 2016, além de R$ 11 bilhões programados para as Olimpíadas.

- A ideia é que esse recurso fomente também ações de inclusão no Brasil. O objetivo é utilizar o esporte para combater a evasão escolar, a obesidade e as drogas e avançar na saúde - explicou.

Convidado a conhecer a experiência de Nova Orleans em maio do ano que vem, além de um outro convite para participar de simpósio com líderes de todos os estados norte-americanos, o senador falará sobre a importância do futebol no Brasil. Em troca, no âmbito legislativo, Paim também deve conhecer de perto a legislação específica implementada em razão dos jogos olímpicos.

- Tenho certeza que temos muito a aprender e a partilhar de forma contínua - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: