Aníbal Diniz responde críticas e destaca avanços em gestões petistas
Da Redação | 08/03/2013, 12h40
O senador Aníbal Diniz (PT-AC) afirmou nesta sexta-feira (8) que seu partido produziu, em dez anos no poder, resultados “infinitamente” superiores aos registrados durante os oito anos do governo do PSDB. Crescendo a uma média anual de 5,1% de 2006 a 2011, segundo afirmou o senador, o Brasil obteve conquistas sociais tão relevantes que só poderiam ser comparáveis às de um país que tivesse apresentado avanço anual de 13% no PIB.
– O Brasil cresceu com distribuição de renda e isso faz toda a diferença, pois retirou milhares e milhares de pessoas que estavam abaixo da linha de pobreza, impossibilitadas de participar do mercado, pessoas que estavam excluídas, que eram anônimas e não tinham sequer uma identidade – afirmou.
Os comentários, feitos em Plenário, respondem a críticas formuladas pouco antes pelosenador Aloysio Nunes Ferrreira (PSDB-SP). Ao analisar o balanço do BNDES, que apresentou redução de lucro, o senador tucano afirmou que as gestões petistas estão “destruindo” as empresas estatais e apontou problemas na Petrobras e na Eletrobras.
Para Aníbal Diniz, erradicar a miséria é um alvo muito mais importante que obter um PIB elevado sem distribuição de renda. Ele observou que a China, a Índia e a Rússia cresceram mais que o Brasil, mas não apresentam melhorias no quadro de renda nem a mesma preocupação com as políticas sociais.
Com relação à Petrobras, afirmou que as críticas atuais ocorrem porque houve redução de lucro. Salientou, porém, que a estatal não é deficitária e que continuará sendo um “orgulho” nacional. No período tucano, acrescentou ele, essa e outras estatais estiveram sob a ameaça de privatização.
– Graças ao fato de a Petrobras ser um patrimônio nacional é que temos gasolina subsidiada para o povo brasileiro. Se tivesse sido privatizada e só voltada para o lucro, quanto o cidadão estaria pagando pela gasolina? – indagou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: