Senado aprova indicações de oito embaixadores

Marcos Magalhães e Isabela Vilar | 27/02/2013, 20h05

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) os nomes de oito novos embaixadores do Brasil. Os indicados pela presidente Dilma Roussef já haviam passado por sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em 2012. Os novos embaixadores atuarão em países da Europa, Ásia, África e América do Sul. Alguns acumularão a chefia de missões em mais de um país.

O nome de Ricardo Neiva Tavares foi aprovado para chefiar a missão diplomática do Brasil na Itália. Ele acumulará as embaixadas de San Marino e Malta. A sabatina do novo embaixador foi realizada em novembro de 2012. Na ocasião, ele falou sobre os motivos da crise econômica na Europa e disse que os países podem se fortalecer com as dificuldades.

- A Europa sairá fortalecida. Tem melhorado seus mecanismos de defesa, como o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, e o Banco Central Europeu tem tido um papel importante na estabilização. Caminha para uma união bancária e uma união fiscal parcial.

Para a Embaixada do Chile, a indicação aprovada foi de Georges Lamazière. Durante a sabatina, também em novembro, o tema predominante foi a ausência do país andino no Mercosul. Na ocasião, Lamazière  lembrou que, atualmente, o Chile tem status de estado associado. Isso significa a possibilidade de participação nas reuniões como convidado, mas sem direito a voto.

Ásia e África

Para exercer a chefia de missões diplomáticas na África, foram aprovados os nomes de Gustavo Martins Nogueira para o Maláui e Paulo Uchôa Ribeiro para o Congo. Marcela Maria Nicodemos, cuja indicação também foi aprovada nesta quarta-feira, comandará a embaixada na República do Quênia e acumulará a representação brasileira nas Repúblicas de Ruanda, Uganda e Burundi.

Na Ásia, foram aprovados os nomes de Antonio Luis Espinola Salgado, para a representação na Turquia; Santiago Irazabal Mourão, no Irã; e Wanja Campos da Nóbrega, em Bangladesh.

Novas indicações

Desde dezembro, foram enviadas à CRE mais onze mensagens presidenciais de indicações para embaixadores. Caberá ao novo presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), indicar os relatores das mensagens que apontam novos embaixadores para Belize, Timor Leste, Armênia, Argentina, Tunísia, Grécia, Hungria, Azerbaijão, Colômbia e China, além de representante permanente em Genebra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: