Paulo Paim comemora os 30 anos da CUT

Da Redação | 27/02/2013, 22h50

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou, nesta quarta-feira (27), os 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O senador lembrou a excelente relação que sempre manteve com as centrais sindicais e disse que o momento é marcante para o país.

- A CUT sempre foi firme na defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores brasileiros, e isso é motivo de orgulho para todos nós, que estivemos lá, na sua fundação – disse.

Paim explicou que a CUT, fundada em agosto de 1983, é a maior central sindical do Brasil e da América do Sul, a quinta da América Latina e representa 22 milhões de trabalhadores. O senador lembrou que a central surgiu em um momento em que o Brasil estava mergulhado em uma crise com inflação descontrolada, dívida externa elevada e alto índice de desemprego.

O senador enumerou, entre as lutas da CUT, o fim da Lei da Segurança Nacional e do regime militar; o  combate à política econômica do governo e ao desemprego; e a implementação da reforma agrária; reajuste trimestrais de salários; liberdade e autonomia sindical.

Paim elogiou a CUT dizendo que a central tem por princípio a igualdade e a solidariedade e por finalidade a defesa não só dos trabalhadores da ativa, mas também dos aposentados e pensionistas na busca de uma “sociedade justa e democrática onde todos tenham direitos e oportunidades iguais”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: