Blairo Maggi assume comando da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle

gorette-brandao | 27/02/2013, 16h10

O senador Blairo Maggi (PR-MT) foi eleito nesta quarta-feira (27) para presidir a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Os novos membros do colegiado confirmaram ainda o nome de Eduardo Amorim (PSC-SE) para o posto de vice-presidente. Escolhidos por aclamação, eles vão comandar os trabalhos até 2014.

Pouco antes da eleição, Blairo Maggi agradeceu a seu partido pela indicação de seu nome. Também respondeu a setores que, conforme assinalou, “não entendem” sua presença no comando da CMA, que tem a atribuição de debater e examinar proposições para a área ambiental. Segundo ele, tanto sua atuação empresarial como os resultados dos oito anos à frente do governo do Mato Grosso o credenciam.

- Os trabalhos feitos para a conservação do meio ambiente e os números que temos no estado do Mato Grosso falam por si só – afirmou.

Blairo Maggi, que chegou a receber de ONGs ambientalistas o título de “Motossera de Ouro”, assinalou que, apesar de tudo o que já foi falado e escrito sobre ele, no seu governo houve redução do desmatamento. Quanto à atuação do grupo empresarial André Maggi, líder na produção mundial de soja, afirmou que segue rigidamente a legislação ambiental. Mais do que obrigação, ele disse ser assim por “convicção”.

- Se não cuidarmos bem da terra, se o produtor não cuidar bem do meio ambiente em que vive, ele não terá futuro – salientou.

Depois dos comentários, Maggi disse aos integrantes da CMA de que poderiam ficar seguros de contar com ele o vice, Eduardo Amorim, para um "tranquilo biênio de trabalho". Assegurou que todos poderão sugerir pontos para a agenda de temas, para uma discussão “às claras, sem qualquer tipo de restrição ou óbice”. Atuando dentro de suas prerrogativas, observou que a comissão pode ainda exercer papel importante na fiscalização das ações do governo.

Quem coordenou os trabalhos da eleição foi o senador José Agripino (DEM-RN), que explicou a ausência do ex-presidente da CMA, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), por encontrar-se adoentado. Blairo Maggi anunciou que, numa próxima reunião, haverá a passagem oficial do cargo, com oportunidade para Rollemberg se despedir.

Eduardo Amorim, em manifestação breve, confirmou que vai trabalhar junto com o presidente com a intenção de garantir o “equilíbrio” nos debates, promovendo a “diversidade” de pensamento.

A começar por José Agripino, diversos senadores desejaram sucesso aos novos dirigentes, além de atestar as credenciais de Maggi para o posto de presidente. O senador Fernando Collor (PTB-AL) lembrou, como exemplo, que o colega é o único produtor de soja do país que detém certificação de sustentabilidade ambiental expedida pela principal entidade da Alemanha dedicada a essa função.

Informe

A assessoria de Blairo Maggi também distribuiu relatório destacando as ações de sustentabilidade do grupo André Maggi. Além das diversas certificações ambientais, foi citado relatório da ONU sobre a ampliação segurança alimentar e agricultura sustentável. Distribuído durante a Rio + 20, de acordo com o informe, o documento cita o grupo como um caso de sucesso no que se refere às práticas socioambientais.

Com relação às ações do período de governo no Mato Grosso, o relatório citou a criação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com a realização de concurso para preenchimento do quadro, além de medidas para a estruturação da pasta. Foram adquiridos viaturas e helicópteros para controle das áreas de preservação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: