Ana Amélia anuncia homenagem às vítimas de incêndio em boate no RS

Da Redação | 26/02/2013, 20h25

Em pronunciamento nesta terça-feira (26), a senadora Ana Amélia (PP-RS) informou que a população de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, fará uma homenagem aos 239 jovens mortos em um incêndio ocorrido na boate Kiss, na madrugada do dia 27 de janeiro.

A homenagem será realizada nesta quarta-feira (27), com o encontro de pais, familiares e amigos das vítimas do incêndio na Praça Saldanha Marinho, tradicional ponto de encontro da população e dos estudantes em Santa Maria. Em seguida, haverá uma caminhada pela cidade e a realização de missas e cultos em templos e igrejas da cidade.

Ana Amélia explicou que o objetivo da homenagem é chamar a atenção das autoridades para que a tragédia de Santa Maria não seja esquecida e, sobretudo, não se repita em outros locais. Ela informou que a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul pretende mover ação civil pública contra os donos da boate Kiss, com pedido de indenização para as famílias das vítimas.

Ana Amélia lembrou que outras medidas importantes já foram adotadas no Rio Grande do Sul, entre elas a participação do Ministério Público em força-tarefa que inspecionou casas noturnas em Caxias do Sul, com interdição de algumas delas.

A senadora apresentou requerimento para discutir o PLS 491/2011, que trata de regras de inspeção predial. Ela disse que representantes dos setores da construção e indústria serão convidados a debater o projeto. Ela lembrou ainda que o Plenário já aprovou requerimento de sua autoria para a criação de uma comissão especial que irá para apresentar em 60 dias, contados a partir de sua instalação, propostas simples e inovadoras em relação à legislação de incêndio no Brasil.

- Cabe ao Congresso Nacional racionalizar esse arcabouço e propor regras que garantam a segurança do cidadão, para evitar que outras tragédias ocorram no país, concluiu Ana Amélia.

A senadora apelou aos líderes para que indiquem os membros da comissão, a ser formada por seis senadores titulares e seis suplentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: