Ângela Portela critica aquisição da Webjet pela Gol
Da Redação | 03/12/2012, 17h10
A senadora Ângela Portela (PT-RR) criticou, nesta segunda-feira (3), a operação de compra da empresa aérea Webjet pela Gol, no ano passado. Em sua avaliação, a aquisição, além de ter causado a demissão de 850 funcionários da Webjet, anunciada no fim de novembro, possibilitou a concentração de mercado entre a Gol e a TAM, o que se mostrou um péssimo negócio para os usuários de transporte aéreo.
- Ficou evidente que toda a operação se tratou apenas de manobra visando concentrar controle de rotas aéreas e eliminar concorrentes. De acordo com estudo apresentado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, tão logo extinta a Webjet, houve até 300% de aumento de tarifas nos voos antes operados pela empresa - ressaltou.
Como exemplo de elevação abusiva de tarifas, Ângela Portela citou o caso do vôo 5767, entre os aeroportos de Guarulhos (SP) e Santos Dumont (RJ), que custava R$ 183,99 pela Webjet no último dia de seu funcionamento e foi aumentado para R$ 571,90 no site da Gol.
A parlamentar comunicou a aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no final de novembro, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 278/2011, de sua autoria, que propõe diversas medidas visando impedir a prática de abusos pelas companhias aéreas, como a desativação de linhas aéreas sem a prévia comunicação aos usuários e o uso de linhas com objetivo de eliminar a concorrência.
O projeto também prevê o pagamento aos passageiros, no caso de cancelamento de vôos, de multa de valor equivalente ao da tarifa cheia cobrada pela empresa aérea no trecho, acrescido de reembolso do valor pago na aquisição do bilhete.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: