Paulo Davim pede ajuda para o mais antigo colégio do Brasil

Da Redação | 28/11/2012, 16h15

Em discurso nesta quarta-feira (28), o senador Paulo Davim (PV-RN) pediu ajuda para o Colégio Atheneu, localizado em Naltal, capital do Rio Grande do Norte. O senador disse que as instalações do colégio são precárias e precisam de reforma urgente pediu mais atenção do governo estadual com a instituição. Ele fez apelo à governadora do Rio Grande do Norte, a ex-senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), e à secretaria estadual de Educação no sentido de “olharem mais de perto” os problemas da escola.

Fundado em 3 de fevereiro de 1834, o Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense é a mais antiga instituição escolar do país, antecedendo em quase três anos o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, disse o senador. Conforme informou Paulo Davim, inúmeros políticos e personalidades públicas estudaram no Atheneu, como o folclorista Câmara Cascudo, que foi aluno e depois professor, e o ex-presidente Café Filho.

Paulo Davim lembrou que, em agosto de 2011, quando o Senado reverenciou Câmara Cascudo em virtude dos 25 anos de seu falecimento, ele já havia alertado para a precariedade das instalações do colégio e lamentou que nada tenha sido feito até agora.

O parlamentar ressaltou que o Atheneu é um patrimônio histórico, cultural e social do povo potiguar e lamentou que, além do prédio em más condições, o colégio também sofra com falta de professores e funcionários, salários defasados, evasão escolar e baixo índice de aprovação de seus estudantes em vestibulares.

A situação chegou ao ponto de ex-alunos da instituição criarem uma associação com o objetivo de salvar a escola.

- Precisamos urgentemente resgatar essa instituição – disse Paulo Davim

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: