Limite para reeleição de dirigente de entidade esportiva em debate na CE

Da Redação | 28/11/2012, 11h57

Propostas para limitar os mandatos de dirigentes de entidades esportivas são tema de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado na manhã desta quarta-feira (28). Foram convidados para o debate o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons; a presidente da organização não-governamental Atletas pela Cidadania e ex-jogadora de vôlei, Ana Moser, e o jornalista esportivo, José Cruz. O ex-jogador de futebol Raí e a ex-jogadora de basquete Hortência também participam do debate.

O objetivo da reunião é instruir o exame de dois projetos em tramitação no colegiado: o PLS 253/12, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e o PLS 328/10, do ex- senador Alfredo Cotait. Ambos buscam acabar com a prática de perpetuação de dirigentes esportivos no comando de federações e confederações.

Além de permitir apenas uma reeleição para esses cargos e restringir a quatro anos a duração máxima dos mandatos de cartolas no comando das entidades esportivas, a proposta do senador paraibano proíbe a nomeação de parentes para ocuparem funções nessas organizações.

Já o projeto de Cotait impede o repasse de recursos públicos a clubes, federações, confederações e outras associações esportivas cujos mandatos de seus presidentes e outros diretores excedam oito anos.

A audiência pública, que ocorre na Sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, foi requerida por Lídice da Mata (PSB-BA), relatora do PLS 253/2012, e Cristovam Buarque (PDT-DF), relator do PLS 328/2010.

 

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: