Ana Amélia: visita de Dilma à Argentina é oportunidade para corrigir relações bilaterais

Da Redação | 28/11/2012, 16h45

A visita da presidente Dilma Rousseff à Argentina nesta quarta-feira (28) é, na avaliação da senadora Ana Amélia (PP-RS), uma oportunidade para a correção das relações bilaterais entre os países. Dilma participa de conferência promovida pela União Industrial Argentina (UIA) sobre integração, desenvolvimento e risco de primarização das economias.

No mês passado, observou Ana Amélia, a Argentina registrou pela primeira vez superávit comercial com o Brasil. Segundo a senadora, a queda nas exportações brasileiras para o país vizinho é resultado de “perigosas e graves barreiras” às importações, impostas pela presidente Cristina Kirchner.

- Está na hora de acabar com o silêncio do nosso governo sobre essas questões comerciais. É preciso uma fala franca afinal a solidariedade e os compromissos diplomáticos têm limite. O limite é que não sejam [feitos] em detrimento do interesse nacional - disse a senadora.

Para Ana Amélia, a reunião, com a presença de empresários brasileiros e argentinos, deve ter como objetivo central promover o fortalecimento do Cone Sul. Ela registrou que os dois países juntos representam a quinta economia do planeta e 70% do Produto Interno Bruto (PIB) da América do Sul.

- O Brasil precisa contornar as dificuldades com a Argentina e retomar o comércio, melhorando o relacionamento político no âmbito do Mercosul - afirmou.

ONU

A senadora registrou ainda sua participação em encontro de parlamentares da América Latina na Cidade do Panamá. O resultado do evento, encerrado na terça-feira (27), foi um acordo entre a ONU Mulheres e o Parlamento Latino-Americano (Parlatino) para potencializar a participação política das mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: