Cícero Lucena anuncia reunião da comissão de acompanhamento da transposição do São Francisco

Da Redação | 27/11/2012, 19h40

A definição do plano de trabalho da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Transposição de Águas do Rio São Francisco, marcada para esta quarta-feira (28), foi anunciada em Plenário nesta terça-feira (27) pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB). A comissão, criada por iniciativa do senador, foi instalada há cerca de dez dias no Senado e tem como presidente o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Na reunião desta quarta, os senadores vão discutir a atuação do colegiado e seus objetivos.

Cícero Miranda disse estar preocupado com a seca que atinge o Nordeste há alguns meses e apontou a foto de capa da última edição da revista paraibana A Semana como melhor ilustração do momento complicado que a região enfrenta. Na foto, um agricultor bebe água de uma garrafa, em meio à seca da fazenda, enquanto um novilho aguarda ao seu lado na expectativa de lamber alguma gota que porventura escorram. Para o senador, a foto demonstra “a verdadeira realidade do povo paraibano”.

Cícero Lucena reclamou também da declaração da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sobre o atraso nas obras de transposição de águas do São Francisco, dadas em reportagem sobre a seca do Nordeste, exibida pelo Jornal Nacional da TV Globo. Ao admitir que a obra, com conclusão prevista para 2012, só deve ficar pronta em 2016, a ministra afirmou que aquele povo da região tem fé.

- Esse povo a que a ministra fez referência somos nós, paraibanos, cearenses, baianos. E lhe respondo, ministra, que o povo nordestino tem fé, muita fé. Eu, inclusive, vou colocá-la nas minhas orações para que tenha sensibilidade e compromisso em ajudar nos problemas do povo da minha terra – afirmou.

Em aparte, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) concordou que a imagem publicada na revista fala mais do que mil discursos e disse que a transposição do Rio São Francisco é uma "obra redentora” do Nordeste brasileiro, principalmente da Paraíba.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: