Davim elogia ampliação do projeto Olhar Brasil

Da Redação | 21/11/2012, 16h15

O senador Paulo Davim(PV-RN) elogiou nesta quarta-feira (21) a criação pelo Ministério da Saúde de um cadastro nacional de estabelecimentos de saúde privados e públicos para ampliar e qualificar a assistência oferecida pelo projeto Olhar Brasil. O cadastro está disponível no portal da pasta para consulta dos gestores responsáveis pela contratação dos serviços.

Os estabelecimentos cadastrados e habilitados pelo Ministério da Saúde poderão ter seus serviços contratados diretamente pelo gestor local (estado e município) que estiver inserido no projeto para oferecer tratamento oftalmológico integral. Também serão responsáveis por identificar problemas de visão de estudantes de escolas públicas.

A meta do Ministério da Saúde é atender cerca de dez milhões de crianças, jovens e adultos matriculados na rede pública e inseridos nos Programas Saúde na Escola (PSE) e Brasil Alfabetizado (PBA) até 2014.

- É uma iniciativa de grande envergadura do Ministério da Saúde que vai trazer um benefício fantástico, sobretudo para as crianças – disse o senador.

Além de aumentar a capacidade de atendimento e reduzir as filas de espera, o parlamentar prevê como resultado do projeto a redução da evasão escolar. Segundo Davim, 30% das crianças em idade escolar têm problemas oftalmológicos.

- Nós sabemos que a evasão escolar e a repetência, sobretudo nas escolas públicas têm relação direta com algumas deficiências que alguns alunos apresentam e passam despercebidas, como a baixa acuidade visual e o distúrbio auditivo – assinalou Davim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: