Jayme Campos lembra luta de Zumbi pela libertação dos escravos

Da Redação | 20/11/2012, 19h15

Em pronunciamento no Plenário, o senador Jayme Campos (DEM-MT) saudou o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20). Ele lembrou a luta do líder Zumbi dos Palmares, morto em 1695, em prol da libertação dos escravos.

- À sua luta deve-se muito da liberdade que hoje alcançamos, ante sua fabulosa contribuição cultural na formação de nosso povo, ricamente manifestada nas artes, no folclore, nas crenças, no vocabulário, na culinária e em outros ramos tão diversificados e de tão ampla abrangência social – afirmou.

Jayme Campos, no entanto, ressaltou que ainda há muito a construir no sentido da plena integração dos negros no país. O senador ressaltou que a faixa de renda predominante dos negros se situa na classe média baixa, a expectativa de vida é inferior à de outros grupos e a inserção no mercado de trabalho também "deixa muito a desejar".

- Sua dependência das políticas compensatórias, como as cotas universitárias e diferenciações pontuais, são a prova cabal de que temos ainda muito a refletir e fazer. Enquanto a escolaridade dos brancos é de 6,7 anos, a dos negros é de 4,5 anos, demonstrando que os negros saem da escola antes do tempo para ajudar na renda da família – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: