Cassol promete destinar recursos do Orçamento ao Instituto Federal de Rondônia

Da Redação | 20/11/2012, 18h40

O senador Ivo Cassol (PP-RO) informou, nesta terça-feira (20), que o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) deverá ser beneficiado com emenda sua ou da bancada estadual ao Orçamento de 2013. A ideia, segundo ele, é fortalecer ainda mais os investimentos na estrutura dos cursos técnicos oferecidos pelo Ifro.

Cassol contou que o Ifro conseguiu crescer nos últimos quatro anos com excelência na educação profissional, científica e tecnológica. Com mais de 8 mil alunos, o instituto oferece cursos como técnico de móveis, informática, florestas, agropecuária, agroecologia, eventos, logística, reabilitação de dependentes químicos e segurança do trabalho e também licenciatura em Química, Física e Biologia – cursos em que ainda há grande carência de professores na rede de ensino do estado.

- Há necessidade, no estado de Rondônia, em várias áreas. Faltam professores para atender à demanda estudantil. Infelizmente, estão faltando vários profissionais - reconheceu.

O senador também comentou que há grande demanda de profissionais para atuar na agricultura e no agronegócio. No campus de Colorado do Oeste, contou, há oferta de cursos técnicos em agropecuária e aquicultura; formação superior de tecnologia em laticínios e de tecnologia em gestão ambiental; além de licenciatura em Biologia e especialização em Proeja (voltado à educação de jovens e adultos) e Engenharia Agronômica.

- Rondônia é um estado modelo da reforma agrária, onde há mais de 117 mil pequenas propriedades rurais e um forte agronegócio - destacou.

Além de Colorado, os cursos do Instituto Federal de Rondônia são lecionados em Ji-Paraná, Cacoal, Guajará-Mirim, Porto Velho, Calama e Ariquemes, informou o senador. Ele chegou a defender a incorporação ao Ifro de escolas técnicas e agrícolas com dificuldades de gestão, citando o exemplo da Escola Agrícola do Município de Rolim de Moura.

- É importante passarmos essa estrutura para o Instituto Federal de Rondônia, para que possa dar vida, para que possa trazer novos cursos, que possamos capacitar e profissionalizar os nossos filhos, para poder melhorar a qualidade profissional e a qualidade de vida do nosso povo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: