Lindbergh considera histórico discurso de Dilma na Cúpula Ibero-Americana

Da Redação | 19/11/2012, 16h45

Em pronunciamento nesta segunda-feira (19), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) considerou histórico o discurso da presidente Dilma Rousseff durante a 12ª Cúpula Ibero-Americana, realizada na semana passada em Cádiz, na Espanha. O senador leu diversos trechos do discurso da presidente brasileira e destacou que o jornal espanhol El País publicou uma longa entrevista intitulada “Dilma, a forte”.

A presidente Dilma, ressaltou o senador, abordou em seu discurso a crise financeira que vem afetando países europeus nos últimos meses, inclusive os ibéricos Portugal e Espanha. O senador concordou com o argumento da presidente de que apenas a austeridade nos gastos públicos não salvará os países da crise.

- É verdade. A solução de uma crise deve ser uma solução para o problema das pessoas que vivem e trabalham em uma determinada economia. Não há solução mágica para as finanças de um país que esteja dissociada dos problemas daqueles que são atingidos pelo desemprego. Assim, não se pode conceber a política de austeridade como uma técnica neutra, que não provoca graves efeitos sociais – disse o senador.

Citando o discurso da presidente da República, Lindbergh sugeriu aos países europeus “crescimento econômico distributivo”, com geração e distribuição de renda. Acrescentou ainda que é perigoso para os países em crise deixarem de investir em programas sociais, saúde e educação, por exemplo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: