Penitenciárias brasileiras viraram escolas do crime, diz Casildo

Da Redação | 14/11/2012, 15h25

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) criticou, nesta quarta-feira (14), as condições das penitenciárias do país, afirmando que esses estabelecimentos, em vez de cumprirem o papel de ressocialização dos presos, tornaram-se escolas do crime.

- Ao invés de resolver a questão cria-se mais um problema. Prendemos por um delito as vezes menor e devolvemos à sociedade um bandido graduado – afirmou.

O senador disse que são necessárias medidas de médio e longo prazo para conter a onda de violência que tem se espalhado em diversos estados e ressaltou a importância do debate sobre a reformulação do Código Penal.

- Não apenas a readequação de tipos penais, mas principalmente a formulação de medidas punitivas que propiciem um retorno mais efetivo à sociedade – ponderou.

Em relação ao sistema penitenciário, o senador acredita que deveria haver uma descentralização das unidades penitenciárias. De acordo com ele, a opção por grandes penitenciarias gera altos custos e afasta os presos de seus familiares.

- Seria interessante que, em determinado momento, as comarcas dos nossos estados pudessem ter uma pequena unidade prisional proporcional ao seu número de habitantes possibilitando a aplicação mais eficiente de políticas educativas e reintegradoras – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: