Rodrigo Rollemberg presta homenagem aos artistas de 'hip hop'

Da Redação | 13/11/2012, 19h50

Em pronunciamento nesta terça-feira (13), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) saudou a realização de audiência pública, na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Internacional do Movimento Musical Hip Hop, comemorado no último dia 12.

A linguagem musical do hip hop é a expressão da força criativa que caracteriza o Brasil como nação, disse Rollemberg. Ele afirmou que o movimento não é uma simples importação de uma manifestação cultural norte-americana, tendo em vista que foi assimilada desde os anos 80 no Brasil, onde chegou por meio da dança.

Rollemberg destacou que o hip hop está amplamente difundido no Brasil, podendo ser encontrado em todo o território nacional, principalmente na periferia das regiões metropolitanas e, ainda, no interior do país. O movimento, disse ele, já absorveu a diversidade da cultura brasileira, com a criação de identidade própria, tornando-se uma das linguagens artísticas mais representativas da cultura nacional.

O senador ressaltou que a audiência pública, que foi realizada por iniciativa do deputado Romário (PSB-RJ) e também contou com a participação do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e de lideranças do movimento musical, serviu para dar voz a uma parcela da população brasileira que tem muita dificuldade de ser ouvida.

- É importante ouvir essa população, que se encontra marginalizada, com pouquíssimas oportunidades, que quer ser ouvida – afirmou.

Rollemberg lembrou o crescimento da violência urbana, ressaltando que as principais vítimas desse processo são os jovens negros da periferia. Os jovens do hip hop, disse, cobram políticas públicas que possam reconhecê-los como sujeitos da sociedade, além da regulamentação de suas profissões; incentivos fiscais específicos; benefícios da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura; e uma flexibilização da Ordem dos Músicos do Brasil, para que possam ser reconhecidos pela categoria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: