Projeto Visite Encena destaca Proclamação da República

Da Redação | 13/11/2012, 14h35

Em homenagem à Proclamação da República, comemorada no dia 15 de novembro, a Secretaria de Relações Públicas do Senado promove o Projeto Visite Encena, entre os dias 15 e 18 deste mês. O evento consistirá em visitas guiadas, nos principais espaços do Palácio do Congresso Nacional, por atores caracterizados como personagens históricos. Entre as figuras representadas estarão a República, identificada como uma mulher, e um senador do século 19, Aristides Lobo (1838-1896), que era defensor da República e do Abolicionismo.

Serão 24 apresentações no total, sendo seis por dia, que ocorrerão pela manhã, às 9h30; 10h30; 11h30, e à tarde, às 14h30; 15h30; 16h30. Nos demais horários não contemplados pela visita dramatizada, entre 9h30 e 17h, a visita ao Congresso acontece normalmente, a cada meia hora.

Enquanto acompanham os visitantes, artistas do grupo brasiliense de teatro Caixa Cênica contarão fatos relevantes sobre a história da República e sobre a atuação do Congresso Nacional no processo de criação e consolidação republicana.

Além de proporcionar ao público uma experiência lúdica, educativa e interativa, de acordo com o conceito de “história viva”, a intenção da equipe é ilustrar para o visitante do Congresso Nacional alguns episódios e personagens históricos importantes para a configuração da República no Brasil, atraindo a atenção de visitantes e da mídia para o Programa Visite o Congresso.

Segunda edição

Está é segunda edição do Visite Encena. Em abril e maio de 2010, por ocasião do cinquentenário de Brasília, a Secretaria de Relações Públicas do Senado, em parceria com a Coordenação de Relações Públicas da Câmara dos Deputados, realizou o projeto Visite Encena – História Viva no Congresso Nacional. Atores caracterizados como personagens históricas interagiam com o público visitante durante o percurso das visitas guiadas, relembrando fatos marcantes da trajetória do Parlamento Brasileiro e da inauguração de Brasília.

O projeto foi sucesso de público. Ganhou, ainda em 2010, o Prêmio Opinião Pública, concedido pelo Conselho de Relações Públicas aos melhores projetos de Relações Públicas do país. Muitos visitantes sugeriram que o projeto se repetisse, pelo caráter didático e lúdico proporcionado pela experiência das visitas dramatizadas.

Não é necessário agendar préviamente a participação no Visite Encena. Serão distribuídas senhas no Salão Negro, nos dias das apresentações. A entrada é gratuita.

Outras informações sobre o Programa Visite o Congresso na página: www.senado.leg.br/visitecongresso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: