Humberto Costa elogia medidas do governo no combate à seca

Da Redação | 13/11/2012, 20h10

O senador Humberto Costa (PT-PE) comentou nesta terça-feira (13) as medidas anunciadas pela presidente Dilma Roussef para o enfrentamento dos efeitos da seca no Nordeste. A reunião do Conselho Deliberativo da Sudene foi realizada em Salvador no último dia 9. Segundo o senador, a seca enfrentada pela região foi classificada por técnicos do Ministério de Ciência e Tecnologia como a mais grave dos últimos 50 anos.

As ações emergenciais adotadas até agora pelo governo incluem a utilização de carros-pipa, recuperação de poços artesianos, oferta de milho subsidiado, transferência de recursos para assistência à população e linhas emergenciais de crédito. Há, ainda, a distribuição do Bolsa Estiagem e do Garantia Safra.

- Com essas duas medidas, estamos garantindo renda para 1,5 milhão de famílias atingidas diretamente pela seca – afirmou Humberto.

Também serão investidos R$ 3 bilhões em obras como ampliação de adutoras, barragens e sistemas de abastecimento. Humberto destacou a ênfase da presidente Dilma na articulação entre os entes federativos para a adoção das medidas emergenciais e realização dos investimentos.

- Articulação é fundamental tanto para identificar e listar com maior precisão as ações prioritárias contra a seca, quanto para implantá-las com maior celeridade - ressaltou o senador.

Humberto Costa lamentou o sofrimento de milhões de brasileiros e o impacto da seca na vida dos agricultores do semiárido do Nordeste e do Norte de Minas Gerais. Segundo ele, são mais de 10 milhões de pessoas atingidas pela estiagem e 1.317 municípios em situação de emergência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: