Eduardo Lopes critica liberação da compra de bebida alcoólica a partir dos 16 anos

Da Redação | 13/11/2012, 16h30

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) alertou para o consumo cada vez maior de bebidas alcoólicas no Brasil. Em pronunciamento nesta terça-feira (13), ele criticou a proposta da comissão de juristas que elaborou o anteprojeto de lei que atualiza o Código Penal de criminalizar a venda de bebidas alcoólicas a menores de 16 anos.

Segundo o parlamentar, que apresentou emenda ao projeto da reforma do Código (PLS 236/2012) a fim de elevar a idade para 18 anos, na prática, a medida irá estimular o consumo de álcool.

- Estudos científicos comprovam que quanto mais precoce o consumo de álcool, mais resistência se adquire, ou seja, quanto cedo a nossa juventude iniciar essa prática maior a chance de desenvolver a dependência. O crescente consumo de crianças e adolescentes não carece de mais incrementos – disse o senador.

Os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou o senador, mostram que os brasileiros consomem 18,5 litros de álcool puro por ano.  O relatório global sobre saúde e consumo de álcool da OMS, com dados referentes até o ano de 2005 e divulgados em 2011 revelam ainda que o Brasil tem o quarto maior consumo de álcool das Américas, o que, na avaliação de Eduardo Lopes, evidencia a necessidade de aumentar impostos sobre o álcool e restringir as vendas das bebidas com esse componente.

Em seu pronunciamento, o senador citou  ainda dados que apontam o crescimento das mortes no trânsito atreladas ao consumo de álcool e o impacto desse problema na economia.

- Precisamos impedir que os dados constrangedores sobre o consumo no país e as mazelas a ele associados continuem em descontrolada ascensão – alertou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: