CPI pede urgência para que crianças de Monte Santo retornem à família biológica

Soraya Mendanha | 13/11/2012, 17h05

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico de pessoas no Brasil aprovou, nesta terça-feira (13), requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para que o atual juiz de Monte Santo (BA), Luiz Roberto Cappio Guedes, seja oficiado para apreciar, com máxima urgência, pedido do Ministério Público da Bahia para que os filhos de Silvânia Maria da Silva e Gerôncio de Brito retornem à família biológica.

O pedido foi feito tendo em vista os fortes indícios de irregularidades nos processos de adoção que transferiram as crianças para famílias substitutas, em junho do ano passado. Dos cinco filhos do casal, os dois mais velhos estão em Campinas e os outros foram para Indaiatuba, cidade vizinha.

A comissão aprovou mais três requerimentos. Um deles solicita ao presidente do Conselho Nacional da Justiça a indicação do responsável pela manutenção e gerenciamento do Cadastro Nacional de Adoção do CNJ a fim de que ele preste esclarecimento à CPI sobre o funcionamento do cadastro. Os outros dois pedem que os presidentes do CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) informem à CPI se existem procedimentos instaurados junto aos órgãos sobre notícias recentes envolvendo adoções ilegais de crianças no estado da Bahia. Em caso afirmativo, os órgãos devem enviar à comissão cópias dos autos.

A comissão, que tem como presidente a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e como relatora a senadora Lídice da Mata, marcou para o dia 3 de dezembro diligência na cidade de Natal (RN) para apurar supostos casos de tráficos de crianças noticiados recentemente pelos veículos de imprensa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)