Ângela Portela comemora lançamento de pacto para alfabetização de crianças

Da Redação | 13/11/2012, 18h10

Em pronunciamento nesta terça-feira (13), a senadora Ângela Portela (PT-RR) saudou o lançamento recente do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com o qual o governo federal pretende investir R$ 2,7 bilhões até 2014, para a alfabetização de 8 milhões de crianças até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental

Ângela Portela destacou que o plano prevê a formação de 360 mil professores alfabetizadores, sob a supervisão de 18 mil orientadores capacitados em 34 universidades públicas.

Ressaltou ainda que o pacto é resultado de um compromisso firmado pelo governo federal com todos os estados, o Distrito Federal e  5.270 municípios. O compromisso é o de alfabetizar todas as crianças e capacitá-las em Português e Matemática, realizar avaliações e oferecer apoio aos municípios, com supervisão, acompanhamento e controle do Ministério da Educação.

A senadora informou que o pacto também prevê a distribuição de 26,5 milhões de livros didáticos para as escolas de ensino regular; de 4,6 milhões de dicionários; de 10,7 milhões de obras de literatura; de 17,3 milhões de livros paradidáticos e a construção de uma biblioteca em cada sala de alfabetização para incentivar a vivência dos alunos entre os livros.

- O pacto vem dar todas as condições às crianças em inicio de sua vida de ter igualdade de oportunidade. O lançamento do pacto nacional soa como uma música – disse.

Ângela Portela registrou que a média nacional de crianças não alfabetizadas aos oito anos é de 15%, embora haja estados onde esse percentual é mais elevado, como Alagoas, com 35%, “um percentual que muito nos entristece”.

Em Roraima, informou a senadora, o analfabetismo é maior que a média nacional, e atinge 34% na zona rural. Na área urbana, o índice é inferior à media nacional, tanto entre os mais pobres como os não pobres de 10 a 15 anos.

Inauguração de creche

Em seu pronunciamento, Ângela Portela também saudou a inauguração de uma creche em Mucajaí (RR), para 250 crianças de zero a seis anos, construída com recursos obtidos por meio do programa Pró-Infância e de emendas individuais aos Orçamentos da União para o MEC.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: