Rollemberg saúda adesão do Brasil a rede mundial sobre biodiversidade

Da Redação | 09/11/2012, 12h55

A adesão do Brasil à Plataforma Internacional de Informação sobre a Biodiversidade foi saudada nesta sexta-feira (9) pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em discurso no Plenário. A plataforma é uma rede mundial de dados, na internet, com acesso livre sobre biodiversidade.

A partir da plataforma, informou o senador, dados que estão dispersos e armazenados em linguagens de informática diferentes serão reunidos e padronizados, facilitando o acesso dos interessados.

– Essa iniciativa é importante exatamente porque integra critérios para registro de dados. Além de guardar os dados, faz a descrição do material disponível e desenvolve ferramentas de informática que permitem integrar bases de dados em formatos diferentes, facilitando o acesso dos usuários – destacou.

A plataforma, frisou Rollemberg, integra esforços mundiais de conservação da biodiversidade e de busca de soluções para compatibilização entre desenvolvimento e proteção do meio ambiente. Também contribui para formulação de políticas públicas de aproveitamento dos recursos naturais, observou o parlamentar.

– Esse é um dos nossos grandes desafio da agenda pós-Código Florestal: como fazer com que o Brasil continue sendo um grande produtor de alimentos e de agroenergia, garantindo índices cada vez melhores de produtividade, mas também garantindo sustentabilidade na sua produção agrícola.

Eco Informática

O senador destacou ainda a realização da 8ª Conferencia Internacional em Eco Informática, que será realizada em Brasília, no dia 3 de dezembro. O evento será sediado pela Universidade de Brasília (UnB) e terá como tema o fornecimento de informações para tomada de decisão sobre conservação da biodiversidade e de recursos naturais.

Em seu pronunciamento, o senador também agradeceu por ter seu nome na lista dos dez melhores parlamentares em atuação no Congresso e dos cinco melhores com atuação em inovação tecnológica e defesa do consumidor, em votação promovida pelo site Congresso em Foco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: