Sarney recebe homenagem pela criação do vale-transporte

Rodrigo Baptista | 08/11/2012, 13h45

O presidente José Sarney (PMDB-AP), foi homenageado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Públicos (NTU), nesta quinta-feira (8), em cerimônia na sala da presidência do Senado. Sarney recebeu a Medalha do Mérito Precursor do Vale-Transporte, honraria concedida a 25 personalidades que lutaram pela consolidação desse benefício aos trabalhadores brasileiros.

– É a maior prova de agradecimento ao presidente Sarney porque ele é o pai, ele é o tutor desse instituto que é o vale-transporte – disse o presidente do Conselho Diretor da NTU, Eurico Galhardi.

Em agosto de 1985, quando era presidente da República, Sarney enviou ao Congresso projeto do Executivo propondo a criação do vale-transporte. Depois da aprovação pelos parlamentares, Sarney sancionou a Lei 7.416/85, que instituiu o benefício. Dois anos depois, sancionou também a Lei 7.619/1987, que determinou a obrigatoriedade da concessão do benefício por parte dos patrões.

Segundo Galhardi, depois da criação da Consolidação das Leis do Trabalho, o vale-transporte foi o instituto mais importante para os trabalhadores brasileiros.

- Hoje o trabalhador tem como ir de casa para o trabalho, do trabalho para casa não importando a situação econômica do país. Nós devíamos essa homenagem ao presidente – justificou o representante da NTU.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: