Garibaldi Alves lamenta situação causada pela seca no Nordeste

Da Redação | 07/11/2012, 18h12

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (7), o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) demonstrou preocupação com a seca que atinge a Região Nordeste e, em especial, o estado do Rio Grande do Norte.

O senador informou, citando notícias da imprensa, que a seca deste ano é a maior dos últimos 80 anos. Ele acrescentou que, conforme dados do Operador Nacional do Sistema (NOS), o volume das chuvas nas principais bacias da região é o pior no mesmo período. Garibaldi Alves considerou "assustador” saber que há previsões de de que em 2013 o fenômeno poderá se repetir.

- O cenário é de desolação, com escassez de água e animais morrendo. A fome, a sede e a miséria se fazem presentes no dia a dia da população – lamentou o senador.

Garibaldi Alves disse que o governo não está impassível e, por meio de medidas provisórias, já destinou recursos às áreas atingidas. Também prorrogou a bolsa-estiagem e autorizou o pagamento de duas parcelas do seguro-safra. O governo ainda anunciou o aumento no número de carros-pipa e a venda de milho subsidiado para a alimentação de animais.

Para Garibaldi Alves, porém, tais medidas não serão suficientes. O senador lembrou que o problema da seca é secular e crônico e demanda medidas de longo alcance, como obras que ampliem a estrutura hídrica e a distribuição de água. Ele acredita que obras como sistemas de adutoras, perfuração de poços e sistema de abastecimento de água podem amenizar os efeitos da seca na região. O parlamentar também cobrou urgência na conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: