Senado abre 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Da Redação | 06/11/2012, 14h40

O Senado Federal abriu, nesta terça-feira (6), a 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz que promove, até quinta-feira (8), conferências e cursos ministrados por 14 especialistas do Brasil e exterior nas áreas de saúde materno-infantil e educação. "O desenvolvimento integral da criança — teoria e prática" é o tema deste ano.

O membro Honorário da Academia Nacional de Medicina, da Academia Brasileira de Pediatria, Antonio Marcio Lisboa, afirmou que construir pessoas com limites é uma das armas para prevenir a violência no país.

Para ele, a criança que tem uma personalidade bem estruturada na infância tem menos possibilidades de crescer e se tornar uma pessoa violenta, comparada as que foram maltratadas ou rejeitadas quando pequenas. Segundo ele, crianças que sofrem maus tratos crescem com a “semente da violência”.

Para o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef), Gary Stahl, o país avançou nas políticas voltadas à primeira infância. No entanto, ele destacou a necessidade de se promover políticas específicas para as comunidades mais carentes, em que o número da mortalidade infantil ainda é alto.

Stahl disse que o percentual de óbitos é 2,6 vezes maior entre os indígenas, e 1,4 vezes entre os negros. Além disso, as regiões Norte e Nordeste concentram 50% das mortes infantis do país.

Para o representante do Unicef, “é preciso focar no pleno desenvolvimento infantil. Oferecer condições para a criança crescer em um ambiente livre de violência, e priorizar a mulher e a primeira infância”.

Gary Stahl parabenizou o Brasil por ter alcançado 3 anos antes a meta do milênio para 2015: reduziu a mortalidade infantil.

De acordo com o coordenador da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, esse meta só foi alcançada com as ações de combate a pobreza pelo governo, e com o Bolsa Família. Bonilha acrescentou que o país tem desenvolvido políticas voltadas para a primeira infância, como os programas Brasil Carinhoso e Saúde na Escola.

Para o especialista em educação infantil da Rede Nacional Primeira Infância, Vital Didonet, o país “ainda tem que caminhar para que as crianças tenham presença nas políticas públicas”.

A 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz prossegue nesta terça-feira à tarde. Confira a programação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: