Davim elogia novela que aborda tráfico de pessoas e destaca investigação da CPI

Da Redação | 06/11/2012, 17h30

O senador Paulo Davim (PV-RN) comunicou ao Plenário, nesta terça-feira (6), a realização de audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas em Salvador (BA), no próximo dia 12, para investigar denúncias de adoção ilegal em Monte Santo, no interior baiano.

Os integrantes da CPI vão ouvir os depoimentos dos envolvidos no esquema denunciado no programa Fantástico, da TV Globo. A reportagem mostrou que o então juiz da cidade ordenou que cinco crianças de uma mesma família fossem tiradas da casa dos pais pela polícia e entregues à adoção em junho do ano passado.

Além do atual magistrado de Monte Santo, Luiz Roberto Cappio, também foram convidados o juiz anterior Vítor Bizerra; o promotor do Ministério Público estadual Luciano Tacques Ghignone; e Isabella da Costa Pinto, advogada do  Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia. Ainda foi convocada Carmen Kiechofer Topschall, que seria responsável por intermediar as adoções.

Novela

Paulo Davim também parabenizou a autora Glória Perez, por abordar o tráfico de pessoas na novela Salve, Jorge, da TV Globo. Ele afirmou que a autora presta “um grande serviço à sociedade brasileira” ao tratar de um tema relevante e de um crime “mais comum do que se imagina”, que explora o sonho de muitos jovens de ganhar a vida no exterior, seja como modelo ou jogador de futebol.

—  É um crime que atua em cima da vulnerabilidade social das suas vítimas —  afirmou o senador, ao destacar que o Brasil tem 240 rotas de tráfico internacional, principalmente nas cidades litorâneas, que são usadas para a exploração sexual, o trabalho escravo ou análogo ao escravo e adoção ilegal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: