Casildo Maldaner cobra novo marco legal da Defesa Civil

Da Redação | 06/11/2012, 19h15

Em pronunciamento nesta terça-feira (6), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu a regulamentação de um novo e amplo marco legal da Defesa Civil. Ele disse que é necessário privilegiar os investimentos em prevenção de acidentes, e garantir a autonomia financeira dos estados e municípios no setor.

Maldaner citou os estragos e mortes provocados pela recente passagem do furacão Sandy nos Estados Unidos, e disse que o fenômeno teria provocado prejuízos incalculáveis no Brasil, que ele classificou como “imprevidente” em matéria de Defesa Civil.

- Já melhoramos, mas ainda precisamos buscar medidas preventivas fortes. Temos que ter recursos. O fundo [da Defesa Civil] não está preparado para isso hoje, não está aparelhado. Temos que criar mecanismos para que possamos aplicar em prevenção – afirmou.

Nesta terça-feira Maldaner foi um dos agraciados pelo Ministério da Integração Nacional com a Medalha da Defesa Civil, entregue desde 2002 a pessoas que prestaram relevantes serviços ao país e à comunidade nesta área.

Em 2011, Maldaner e o senador Jorge Viana (PT-AC), que também recebeu a medalha, integraram uma comissão do Senado que estudou alterações na atual legislação da Defesa Civil.

No total, 50 pessoas foram homenageadas com a medalha em 2012, entre elas o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp; o ministro da Defesa, Celso Amorim; e colaboradores da Defesa Civil nos estados e municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: