Ângela Portela pede ações contra tráfico de pessoas em Roraima

Da Redação | 05/11/2012, 17h10

A senadora Ângela Portela (PT-RR), em pronunciamento nesta segunda-feira (5), chamou a atenção para o problema do tráfico internacional de pessoas em seu estado. A parlamentar cobrou mais ação policial nas fronteiras com países como Guiana e Venezuela.

- A distância entre Boa Vista, a nossa capital, e Georgetown [capital da Guiana] é de 641 quilômetros. É, portanto, uma distância menor do que a que separa nossa capital de Manaus, no Amazonas.

Ângela Portela, que integra a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), citou matéria da Folha de Boa Vista que relatou detalhes sobre o funcionamento da rota do tráfico de pessoas para a Guiana. Ela apoiou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que, na Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas, defendeu a criação de uma lei específica sobre o tema.

- Devemos mostrar a esses criminosos que um país decente se faz com punição a todo tipo de crime, particularmente os crimes hediondos, como o tráfico de pessoas, sejam eles de crianças, adolescentes, mulheres. Não podemos mais continuar assistindo às denúncias se sucederem uma às outras sem que tenhamos que dar um basta a uma prática tão hedionda quanto o tráfico de pessoas.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) sublinhou a necessidade de “uma política decente para com as nossas fronteiras” e defendeu políticas sociais para atendimento às pessoas vulneráveis ao tráfico de seres humanos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: