Suplicy apoia ajuda federal a São Paulo contra onda de crimes

Da Redação | 01/11/2012, 17h55

Em pronunciamento nesta quinta-feira (1º), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou preocupação com a recente onda de crimes na região metropolitana de São Paulo e outras grandes cidades paulistas e disse que o estado precisa aceitar ajuda do governo federal para o combate à violência. O senador argumentou que  “o interesse público deve estar acima do interesse partidário”.

- Não vejo como mostra de falha ou fraqueza o recebimento de ajuda por parte de um estado-membro, como o estado de São Paulo, quando a situação aponta para tal necessidade - frisou.

Segundo os dados apresentados por Suplicy, desde o início do ano pelo menos 86 policiais militares foram mortos no estado de São Paulo, e o número de homicídios cresceu 86% em relação ao mês anterior. O parlamentar se mostrou solidário aos PMs mortos, mas também condenou a violência policial.

- Qualquer ser humano, independentemente de ser infrator ou não, deve ter os seus direitos fundamentais respeitados, dentre outros, o direito à vida e a um julgamento justo. Não custa repetir: violência gera violência – alertou.

Eduardo Suplicy leu comunicado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que reafirmou a oferta de apoio federal ao estado de São Paulo em ações de segurança pública. O senador também elogiou a abertura de Alckmin ao estabelecimento de colaboração com o governo federal.

Para Suplicy, “dificuldades sociais imensas” estão na raiz de grande parte da criminalidade no Brasil. Para ele, é fundamental a transição do Bolsa-Família para um modelo que assegure uma “renda básica incondicional” para todas as pessoas. Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) elogiou a proposta, sugerindo que, se municipalizada, os prefeitos teriam melhores condições de acompanhar sua aplicação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: